quarta-feira, 2 de abril de 2014

Gênero: Propaganda



















     A propaganda é veiculada em  outdoors, televisão, rádio, jornal, revista, internet.
   Sua principal função ou intenção é  vender seus produtos através de mensagens atraentes ou divertidas que buscam convencer para conseguir consumidores.
       Na propaganda as  mensagens geralmente são curtas, breves, diretas e positivas, com predomínio da forma imperativa do verbo
O imperativo indica: ordem, 
pedido, 
sugestão.
1) "Escreva sua história"  2) "Toma aí, cara".


       É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem. A propaganda funciona como uma forma de comunicação que, ao transmitir informações, induz a outros comportamentos, cumprindo, ainda, um papel de ativadora da economia através do aumento do consumo.
  Quando veiculados em rádio, televisão, internet,  o som é de suma importância. Os  argumentos para vender são totalmente emocionais e físicos.
Adaptado(COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. rev. ampl. - Belo Horizonte: Autêntica, 2009 Que p.171.)
A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.
Seu objetivo é persuadir os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.

Que tal assistir a algumas propagandas veiculadas na TV e internet.


Um comentário: