Vamos falar sobre trânsito
substantivo masculino
1 ato de transitar
Ex.: à noite, o trânsito por essa área deve ser evitado
2 afluência, circulação de pessoas
Ex.: o trânsito de passageiros nos aeroportos é intenso na época natalina
3 movimento de veículos em determinada área, cidade etc.; tráfego
Ex.: Rua de pouco trânsito
4 passagem, acesso
Ex.: não há trânsito naquela estrada
O que é a TRANSITIVIDADE VERBAL?
Segundo o Houaiss, TRANSITIVIDADE é: propriedade de alguns verbos necessitarem de um ou mais complementos no seu sintagma verbal, para formar uma frase com sentido completo.
Transitivo tem a ver com trânsito?
Sim. A palavra transitivo vem da forma latina transitare, que significa "movimentar, andar".
É como se, em orações como "Escrevi a carta", "Enviei a carta", as ações de escrever e enviar se "movimentassem" e recaíssem sobre a carta.
IMPORTANTE: o verbo só pode ser analisado dentro de uma oração, um contexto. Sua transitividade pode variar. Vimos isso no exercício da aula de hoje. Vamos a ele:
a) Comi carne - VTD
b) Hoje ainda não comi. - VI
c) Estou calmo - VL (estado momentâneo)
d) Estou em Santos - VI (verbo ser + adjunto adverbial)
e) Só ando a pé. - VI
f) Ando cansado com tudo isso. - VL (estado costumeiro)
g) A água virou os carros na rua. - VTD
h) A água virou lama. - VL (mudança de estado)
i) Já entendi. - VI
j) Não entendi nada. - VTD
k) Viviam bem os noivos. - VI
l) Vivemos uma vida dura. - VTD
m) Ela saiu de casa. - VI
n) A roupa saiu um lixo. - VL (estado resultante)
o) Ela bancou minha inscrição. - VTD
p) Ela bancou a boazinha. - VL (estado simulado)
q) Seu gesto não precisa de explicação. - VTI
r) Seu gesto não precisa seu caráter. - VTD
s) Depois disso, não precisa explicação. - VI
Analisando os exemplos acima podemos concluir que:
Quando o verbo é INTRANSITIVO seu complemento geralmente é um adjunto adverbial.
a) Comi carne - VTD
b) Hoje ainda não comi. - VI
c) Estou calmo - VL (estado momentâneo)
d) Estou em Santos - VI (verbo ser + adjunto adverbial)
e) Só ando a pé. - VI
f) Ando cansado com tudo isso. - VL (estado costumeiro)
g) A água virou os carros na rua. - VTD
h) A água virou lama. - VL (mudança de estado)
i) Já entendi. - VI
j) Não entendi nada. - VTD
k) Viviam bem os noivos. - VI
l) Vivemos uma vida dura. - VTD
m) Ela saiu de casa. - VI
n) A roupa saiu um lixo. - VL (estado resultante)
o) Ela bancou minha inscrição. - VTD
p) Ela bancou a boazinha. - VL (estado simulado)
q) Seu gesto não precisa de explicação. - VTI
r) Seu gesto não precisa seu caráter. - VTD
s) Depois disso, não precisa explicação. - VI
Analisando os exemplos acima podemos concluir que:
Quando o verbo é INTRANSITIVO seu complemento geralmente é um adjunto adverbial.
Quando o verbo é TRANSITIVO DIRETO seu complemento chama-se objeto direto.
Quando o verbo é TRANSITIVO INDIRETO seu complemento chama-se objeto indireto, pois liga-se ao verbo por meio de preposição.
Quando o verbo é de LIGAÇÃO ele funciona apenas como uma ponte entre o sujeito e sua qualidade/estado. A essa qualidade ou estado damos o nome de predicativo do sujeito.
Quando o verbo é TRANSITIVO INDIRETO seu complemento chama-se objeto indireto, pois liga-se ao verbo por meio de preposição.
Quando o verbo é de LIGAÇÃO ele funciona apenas como uma ponte entre o sujeito e sua qualidade/estado. A essa qualidade ou estado damos o nome de predicativo do sujeito.
Regencia Verbal - Atividade
Regência verbal é o nome da relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam. De acordo com a norma padrão, o verbo lembrar pode ser transitivo direto quando não for pronominal e transitivo indireto quando pronominal.
Observe a fala da Helga no primeiro quadrinho:
a. Qual a regência do verbo lembrar? Explique.
b. Qual a regência do verbo casar?
2. No segundo quadrinho, o verbo viver foi empregado como transitivo direto na locução verbal “tendo vivido”. Apresente um exemplo em que esse verbo seja empregado como intransitivo.
3. É possível inferir porque a vida da Helga tem sido um terror? Justifique sua resposta.
ATIVIDADE 2
2.Observe: “Mas... você ficou lá o dia inteiro!”. Como se classifica o verbo ficar quanto à predicação? Explique.
3. Qual é a crítica ao ensino que pode ser pressuposta na fala de Mafalda?
ATIVIDADE 3
1. O verbo querer no sentido de “desejar”, “ter vontade de”, “cobiçar” é transitivo direto. E no sentido de “ter afeição”, “estimar”, “amar” é transitivo indireto.Observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho:
a. Qual dessa regências o verbo querer foi empregado?
b. Se Mafalda quisesse saber se sua mãe a amava, como ficaria sua pergunta, usando o verbo querer?
2. Qual é a visão de Miguelito a respeito do Comunismo? Comente.
ATIVIDADE 4
1. Observe o emprego do verbo esquecer na fala do Calvin, no primeiro e no segundo quadrinho: qual a particularidade pode ser observada, em relação à regência desse verbo ?
Comente.
2. Como pode se entendida, no contexto, as expressões:
a. “mas aqui vai um abraço de tigre...”
b. “você está espremendo minhas lágrimas pra fora...”
3. Identifique as marcas de oralidade presentes na fala de Calvin.
Bons estudos!
muito legal
ResponderExcluirMuito bom! <3
ResponderExcluirMuito bom! <3
ResponderExcluirObrigada! Muito bom! Você pode me ajudar com essa frase: "Eles receberm recursos do fundo partidário". Eu gostaria de entender porque não é VTDI.
ResponderExcluir"Eles" S.S.
Excluir"receberam" V.T.D. quem recebe, recebe algo
"recursos do fundo partidário" O.D. nesse caso receberam recursos do fundo partidário, sem nenhuma preposição ligando o objeto ao verbo
Muito bom
ResponderExcluirSÓ AVISANDO QUE PLÁGIO É CRIME http://ostomiacerebral.blogspot.com/2012/03/transitividade-verbal-vi-vtd-vti-vtdi-e.html
ResponderExcluirE as resposta bah tchê assim quebra a mente da gente
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