sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Técnica da composição figurativa e abstrata

     A composição nasce em arte, a partir das combinações de elementos fundamentais tais como: linha, superfície, volume, luz, espaço e cores.
     A arte figurativa representa diferentes manifestações artísticas (escultura, pintura, gravura, entre outras) nas quais o artista se expressa por meio de imagens que apresentam uma figura que podemos identificar como algo que conhecemos, que faz parte da nossa realidade.
     A preocupação do artista é a de representar tais formas de modo que o observador, ao apreciar a obra, possa identificar o seu cotidiano. As formas e as cores estão diretamente ligadas ao que se quer representar.
Observe estas obras de arte; nelas podemos identificar algumas imagens:


Pierre Auguste Renoir.
Dançando na cidade,1883.
     






Michelangelo. Pietà, 1497 e 1500.
Escultura em mármore.



     Podemos chamar de arte abstrata a todas as manifestações artísticas (escultura, pintura, gravura, entre outras) nas quais o artista não representa imagens figurativas da realidade. Na arte abstrata, o artista se expressa livremente, por meio de formas, cores, linhas e ritmo inteiramente desprendidos de qualquer influência de objetos da realidade. O artista não está preocupado em representar imagem alguma, mas
apenas se preocupa com sua composição artística.
    Observe estas obras de arte. Nelas não identificamos imagens, vemos sim algumas formas, e podemos imaginar várias coisas.

     Tela Idyll por Hans Hofmann, 1955.

            "Pincelada Tridimensional"de Marcello Nitsche


Nenhum comentário:

Postar um comentário