sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

As formas geométricas e a arte - Wassily Kandinsky

Cores, linhas, formas e nada mais na arte da abstração.


     As formas geométricas sempre foram usadas em obras de arte. É comum pintores utilizarem a geometria como meio auxiliar para construções, composições e encaixes nas obras de arte.
Muitos pintores se utilizam da geometria para esboçar suas obras de arte, mas depois apagam as linhas geométricas, deixando ressaltar apenas o desenho desejado. Outros fazem prevalecer em suas obras as formas geométricas, como é o caso dos pintores cubistas, futuristas, surrealistas e da optical-art.
     Veja a obra de Wassily Kandinsky (1866-1944), pintor russo de ascendência asiática, que, saturado das artes orientais e do misticismo eslavo, resolveu partir para a descoberta de leis matemáticas e geométricas envolvidas com o emprego e significado das cores. Quanto mais rigorosa se tornava sua técnica, mais liberava sua imaginação.
     Observe os elementos geométricos dos quadros de Kandinsky Triângulos em arco e No quadro preto, onde se ordenam traçados circulares, triangulares, retangulares, pontos e feixes de linhas.
Black and Violet - 1923
Élan Tempéré (1944) – O último quadro pintado por Kandinsky, pouco antes de falecer.


Um comentário: