Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas
Apesar de não ser o responsável pela organização das prateleiras, cabe ao professor conhecer a variedade de títulos e materiais disponível nas bibliotecas escolares para, como um planejamento eficiente e estratégias pensadas, enriquecer o ensino dos conteúdos curriculares. "O docente deve procurar saber quais são as possibilidades para a sua disciplina. Essa etapa vai facilitar a discussão sobre o formato e o papel das atividades", afirma Lucila Martínez, especialista que implementou políticas da área para governos latino-americanos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkNC-xllWcsW2cJQsH8H9JQTzo3WIqDctCcrvZzu0GWhArIAWEJ0Wr10W7Atd1dpHCd51hG2lEcgyz1lCo7ZcStA4u7kGiflOWSJ9hI-UKK8WeYBCAxez7S-aoIqOznoVWLBylqOKjqXs/s1600/100_2396%5B1%5D.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEif7_4QXn6NjlKutNugjSneabx9aa8RhTyps29hx4MxNff6H25U8qrog-3gQjjk8kw56gjwKV4NIhcwVoCsYzHkaOtbUIfOxDfP8dCtOFAOtkZGu2Wyey8i5odtaR4P7jZz54OT1fmK1IU/s1600/100_2397%5B1%5D.JPG)
Pesquisas feitas pelo governo federal nos últimos anos já detectaram uma relação clara entre o uso frequente do espaço e o bom desempenho dos estudantes. "A biblioteca escolar bem utilizada funciona como uma potente ferramenta para o desenvolvimento do aluno, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino e aprendizagem", afirma Marcelo Soares, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).
Por meio de livros, mas também de revistas, mapas, atlas e materiais multimídia, o educador de todas as disciplinas pode ampliar a bagagem das crianças, ensinar e fazê-las tomar gosto pelo conhecimento e pela leitura. Confira, a seguir, as seis estratégias fundamentais para utilizar a biblioteca escolar de forma mais eficaz com a turma.